13 de set. de 2010

TER ÉTICA É AMAR

Quem tem amor em seu coração por seu semelhante  tem Ética. Não adianta buscar um conceito celebral para a Ética, pois ela só é possível quando não pensamos apenas em nós mesmos. A senda da Ética é repleta de desafios. Não basta ter boas intenções, é preciso boa vontade e obstinação para segui-la. Faz-se mister está imbuído do sentimento certo ou todo esforço será vão. Pode-se falar muito sobre Ética. Mas uma Ética só de palavras nada significa.
A Ética é uma afirmação das ações e não das palavras. Ela é uma possibilidade humana: a de reconhecer o outro como alguém importante e de, ao mesmo tempo, reconhecer-se nele. Reconhecer o outro como importante quer dizer imputar-lhe valor. Isso se dá quando percebemos que as outras pessoas, assim como nós mesmos, temos medos, angústias, necessidades, aspirações e esperanças; quando identificamos, em outras palavras, sentimentos semelhantes aos nossos no outro. Nesse instante, descobrimos o outro como semelhante. Tomamos consciência de que ele está próximo de nós, pois tem limitações e potencialidades parecidas com as nossas. Quando vemos com clareza, passamos a nos reconhecer no outro.
Contudo, ter Ética é muito mais do que se dizer ético. Para sintetizar o que significa possuir um comportamento rigorosamente ético, é ppreciso recorrer a uma pequena frase: ter ética é amar. Ningém se tornará ético por seguir um código, um manual ou uma receita. Pois estes até podem ser reflexos da Ética, mas nunca a causa, pois a causa é o amor.  O amor desinteressado, puro penitente, generoso, leal, bondoso. Simplesmente o amor.

Emerson Barros de Aguiar. 

Um comentário:

  1. A ética é um pricipio fundamental p/ o bom relacionamento entre qualqer ser humano.Ela está muito relacionada com o amor, pois se vc não ama provavelmente também ñ pratica a ética.
    Então ame, ame e ame. Antes de tudo ame. logo estará praticando seus principios éticos.

    Neste ano de eleições vamos ter bom senso e votar naquelas pessoas q estão comprometidos com a ética politica.Pessoas que amam a sua nação e se preocupam com o bem estar coletivo.

    ResponderExcluir