8 de out. de 2010


Cybercultura
A tecnologia deve está sempre em conexão com a cultura. Os homens têm grande necessidade de estarem constantemente relacionando-se, portanto, as técnicas e tecnologias desenvolvidas por ele, a exemplo da Internet facilitam a interação e comunicação entre os mesmos dentro e fora das suas comunidades culturais.
O Ciberespaço é um meio pelo qual as pessoas têm a oportunidade de se relacionarem através do espaço virtual. E este espaço vem progressivamente crescendo na sociedade; e se caracteriza por agregar pessoas com interesses intelectuais semelhantes que objetivam a troca de conhecimentos através da internet e outras redes, bem como a aproximação e interação entre as diversas realidades culturais.
O ciberespaço teve o seu inicio e expansão como o movimento social que era constituído por jovens que idealizaram um espaço virtual, onde todos pudessem encontrar-se, partilhar e inventar coletivamente.
Três princípios orientaram o crescimento inicial do ciberespaço:
. Interconexão- é o princípio em que as redes devem está universalmente interconexitados.A comunicação acontece constantemente.
. Criação de comunidade- este princípio tem profunda relação com o primeiro, porque é através das interconexões que são possíveis a criação de comunidades. Só através dos relacionamentos e cooperação mútua de trocas de conhecimentos é possível a criação de comunidades que venham atender aos interesses universais de determinados grupos sociais.
. Inteligência Coletiva- até princípio reforça uma das principais finalidades do ciberespaço, que é justamente de compartilhar informações, possibilitando o desenvolvimento intelectual de todos que participam das redes.
Logo, perceber-se que as comunidades virtuais são elementos importantes e indispensáveis para socialização do homem. Ele como um ser cultural está sempre em busca da interação, principalmente com outros grupos culturais; e a Cibercultura facilita a interconexão universal que está em sintonia com os outros dois princípios que orientam o crescimento do ciberespaço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário