18 de jan. de 2013

O que é Pesquisa?



Na minha concepção pesquisa é um conjunto de dados, conteúdos onde nos dá a oportunidade de aprofundar mais, um assunto de forma analítica, crítica e investigativa.
Maria Minayo, olhando por uma perspectiva mais filosófica define pesquisa como “atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados”.
Para a professora Jiani Cardoso, pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo.
Ander-Egg define pesquisa como um “procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo de conhecimento”. A pesquisa, portanto é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.
Logo pesquisa é um ato curioso e multirreferencial, que impulsiona o pesquisador a buscar, de forma perene e sistemática, respostas para as suas indagações. Sendo que essas respostas nem sempre solucionará os seus problemas, todavia, o ajudará a analisar os fatos com maior criticidade, ajudando-o a construir, desconstruir e reconstruir conceitos a partir de um pensamento reflexivo.

REFERÊNCIAS
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário