24 de nov. de 2010

"ALÉM DAS REDES"

"O ROSSIO NÃO-RIVAL"

O rossio não-rival é o conjunto de bens e recursos que podem ser usados coletivamente, sem que haja rivalidades para adquirir as informações. Neste tipo de sistema há uma sinergia de compartilhamento de conhecimentos diversos e programas de computadores.
O rossio é um conjunto de recursos utilizados em comum por determinada comunidade, logo ele caracteriza-se pela abundância de informações compartilhada, fragmentação e digitalização constante das informações, o que facilita maior acesso e baixo custo para as pessoas que desejam participar dos rossios. Além disso os rossios não-rivais são muito eficientes e democraticamente acessível, sendo possível utilizar-se deles em qualquer lugar.
A tecnologia digital possibilitou armazenar e processar os bens dos rossios não-rivais. A rede contribui bastante para a divulgação dos rossios, pois é mais fácil e barato.

"O SOFTWARE LIVRE É NÃO-RIVAL POR NATUREZA"

 O Software Livre, é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo. Por isso ele caracterizado como um rossio não-rival, justamente por dá a oportunidade de todos usufruir dos beneficios que o programa oferece, sem precisar ter gasto financeiros.
 A política para os rossios ainda não está totalmente concretizada. Há ainda muito que refletir sobre o potencial deles, bem como a questão da privatização do usúario no que diz respeito as regras gerais do sistema. É preciso analizar sobre as consequências e possibilidades abertas pela realização tecnológica dos rossios não-rivais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário