19 de nov. de 2010

CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PLATÔNICA PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

A concepção que Platão tinha sobre educação estava muito relacionado com a política. Por isso as suas ideias trazem para hoje uma base que pode diluir o modelo de educação tadicional que, infelizmente, ainda é muito presente em nosso sistema eduacional.
As suas contribuições estão relacionados no que diz respeito a liberdade, a justiça e a harmonia. Para ele educaçãoé liberdade. A experiência de educação liberta-nos da condição de ingnorância. E isso é muito bem ilustrado através do uso da alegoria da caverna, onde a gente ver que um dos prisioneiros se solta e consegue ter a percepção do mundo inteligível, começa a conhecer as coisas nas sua transparências, tendo a possibilidade de chegar à verdade, e tentar conduzir os outros prisioneiros à verdadeira realidade.
"É dever primário do filósofo libertar o homem do mundo das aparências e das imagens e conduzi-lo à visão do verdadeiro ser." (TEIXEIRA,1999,P.67)
Dentro do sistema educacional o professor deve assemelhar-se ao prisioneiro que consegue se libertar do mundo das sombras e contemplar o mundo real. Sua tarefa enquanto filósofo educador é a de ajudar o educando a encontrar o caminho que o leve a superação do seu estado de ingnorância. E isso se dá a partir da desconstruçaõ e reconstrução de certos conceitos e verdades.
Assim as contribuições das ideias de Platão para a educação contemporânea trás a importância, de que a educação atual deve provocar o estudante, para que ele próprio construa o seu conhecimento.
Os atuais sistemas educacionais estão aparentemente concebidos para que entremos com as nossas verdades e saiamos com a verdade do mestre ou do sistema no qual estamos inseridos.
A educação não deve ser instrumento de alienação, mas de libertação!
"A educação apresentada na alegoria da caverna, possui antes de mais nada, o papel de tirar o homem de seu estado de alienação." (TEIXEIRA,1999,P.66)
Educar não é apenas transmitir conhecimento, mas formar o homem em um indivíduo com princípios éticos, que possa praticar e promover a justiça e viver em harmonia respeitando a todos e buscando sempre o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário